Pular para o conteúdo ou para o menu.

Sanmariana

Da fazenda para sua mesa

Tradição e qualidade levados à sério

Novidades

Segurança dos Alimentos SANMARIANA

Na foto, o Sr. Jailton Carvalho, gerente industrial, entrega o plano à Dra. Norma Terra Wachsmuth, Fiscal Federal Agropecuário e responsável pela fiscalização da Indústria Sanmariana.

Alimentação Saudável

Segurança dos Alimentos SANMARIANA

No último dia 15 de agosto a Sanmariana protocolou na Unidade Técnica do Ministério da Agricultura, em Passos-MG, o seu Plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos e Controle) um rigoroso plano de segurança alimentar, com vistas a prevenir qualquer risco para seus consumidores. O APPCC é um sistema de gestão da segurança alimentar. Baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Um dos principais problemas relacionado ao processamento de alimentos é o controle de perigos de contaminação dos alimentos devido a perigos físicos, químicos ou microbiológicos. Estes podem ocorrer durante todas as fases do processo, desde a recepção de matérias primas, durante o seu armazenamento, na preparação e por fim na confecção do produto final que chega ao consumidor. O APPCC é uma técnica usada na análise de potenciais perigos das operações, identificando onde estes podem ocorrer e decidindo quais os críticos para a segurança, os chamados pontos críticos de controle (PCC). Da identificação das operações críticas, são definidos os pontos de controle críticos e são definidas as ações a tomar. Mantendo estes pontos sob controle garante-se a conformidade dos produtos Sanmariana.

O plano de APPCC surgiu nos Estados Unidos na década de 60 para garantir que os alimentos enviados ao espaço para consumo dos astronautas não levassem qualquer risco para a saúde dos mesmos e para a nave espacial. A partir de agora, faz parte do Programa de Qualidade Total da Sanmariana.

A Sanmariana conta com uma equipe de profissionais capacitados para garantir os alimentos produzidos por ela, desde a matéria-prima da própria fazenda até a mesa do consumidor. Entre eles estão veterinários, consultores em laticínios e nutricionistas. As Boas Práticas de Fabricação e Autocontroles são monitorados constantemente por estes profissionais.

Leia também

A importância do cálcio no seu organismo Beneficios do queijo na saúde dentária Consumo de cálcio na terceira idade A importância do cálcio para as crianças Alunos da FANUTRI de Passos, MG visitam a Sanmariana

Veja outras notícias

Receba novidades da Sanmariana











Fazenda SanMariana

Zona Rural - Bairro Pachecos

Alpinópolis - Minas Gerais

Fones: (35) 3523-1760 | 3523-2097

O produtos Sanmariana são produzidos com leite próprio