Pular para o conteúdo ou para o menu.

Sanmariana

Da fazenda para sua mesa

Tradição e qualidade levados à sério

Meio Ambiente

A Sanmariana também faz a sua parte com a natureza!


O desmatamento, o desperdício de água e a poluição do meio ambiente são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar da natureza é parte do nosso dia-a-dia.


Para reduzir os impactos ambientais, a Sanmariana implantou a sua ETE (Estação de Tratamento de Esgoto e Resíduos Industriais), que atinge entre 95% e 100% de eficiência no tratamento dos resíduos antes de serem devolvidos à natureza, garantindo a sua sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.


Ser ecoeficiente é ter comprometimento ambiental, uma responsabilidade Sanmariana!

Estação de Tratamento de Esgoto e Resíduos Industriais da Sanmariana

A Sanmariana foi a primeira empresa do município, e uma das primeiras de toda região, a se preocupar com o meio ambiente e, desde 2005 possui uma Estação de Tratamento de Efluentes em pleno funcionamento, com 100% de seu esgoto tratado.

Água ao entrar no processo de tratamento do esgoto e resíduos

A Estação de Tratamento de Efluentes da Sanmariana recebe os dejetos vindo da fábrica com alto índice de gordura e contaminação, que poderiam causar sérios danos ao meio ambiente.

Inicio do processo de tratamento do esgoto e resíduos

O processo de tratamento, inicia-se com a retirada dos dejetos maiores, através das canaletas e da caixa de areia, desenvolvidas para iniciar todo o processo.

Processo do tratamento de esgoto e resíduos da Sanmariana

Em seguida o processo de tratamento continua através da caixa de gordura, desenvolvida para retirar o excesso de gordura da água.

Equalizador da Estação de Tratamento da Sanmariana

No equalizador, a água é submetida a um tratamento constituído unicamente por processos físico-químicos. Nesta etapa procede-se a equalização e neutralização da carga do efluente a com adição de produtos químicos.

Reator de lodos ativados da ETE da Sanmariana

No reator de lodos ativados, o tratamento se dá através de um processo de separação de partículas líquidas ou sólidas através de processos de floculação e sedimentação.

Os decantadores secundários exercem um papel fundamental no processo de lodos ativados, pois são os responsáveis pela separação dos sólidos em suspensão presentes no tanque de aeração. Após todo estes processos de tratamento, a água é submetida à uma filtragem natural, através de leitos de secagem.

Água no processo final do tratamento

O resultado final é uma água límpida acompanhada periodicamente com análises laboratoriais, que é devolvida aos córregos, proporcionando a continuidade da vida em nosso meio ambiente.

Fazenda SanMariana

Zona Rural - Bairro Pachecos

Alpinópolis - Minas Gerais

Fones: (35) 3523-1760 | 3523-2097

O produtos Sanmariana são produzidos com leite próprio